4 de dezembro de 2009

Dois Artigos, Dois Géneros de Violência Doméstica, Um Comentário

Primeiro artigo (nomes fictícios)




Ao descobrir que a mulher o enganava, o Sr. João não só a ameaçou como lhe bateu o mais que conseguiu. Quando a D. Amélia tentava fugir no seu automóvel, o marido correu atrás da viatura com um ferro na mão e estilhaçou o vidro traseiro. Com o susto, a mulher acabou por se despistar e chocar contra uma árvore, tendo sido conduzida ao hospital com inúmeras escoriações.
Júlia Fernandes, amiga da vítima, declarou indignada à nossa reportagem: “Quando penso que fui eu que os apresentei…espero que ela faça queixa dele e não se deixe ir em conversas”.
Entretanto o agressor, ouvido no DIAP, concordou em fazer tratamento psicológico a troco da suspensão do processo por violência doméstica.

Segundo artigo (resumo de notícia do i de 4/12/2009)




…”Afinal, os arranhões que Woods tinha na cara eram resultado de uma discussão com a mulher, a sueca Elin Nordegren. Ao descobrir as aventuras que o marido vivia fora do green, Nordegren não só o ameaçou como lhe bateu o mais que conseguiu. E quando Tiger Woods tentou fugir à discussão, correu atrás do seu carro com um ferro três na mão.”…
”O golfista pediu aos media que tivessem “contenção e respeito pelo assunto, para que possa ser resolvido em família”. Ao mesmo tempo publicou no seu site oficial…um pedido de desculpas pelas “transgressões e faltas de respeito” cometidas contra a mulher e a filha…
Feito o mea culpa, Woods não se livrou, porém, do ressentimento dos amigos. Jesper Parnevik, …amigo pessoal da família [foi ele que apresentou Elin a Woods], mostrou-se chocado com a confissão. E não hesitou em tomar partido por Elin: “Tenho de lhe pedir desculpa e dizer-lhe para, da próxima vez, usar um driver em vez de um ferro três. É capaz de magoar mais”.
Infidelidades à parte, apuradas as causas do acidente, a polícia da Florida multou o atleta em 164 dólares…por “condução perigosa” – por matar a árvore contra a qual chocou quando fugia da mulher.

Comentário

Dois episódios de violência doméstica desencadeados por infidelidade de um dos cônjuges, o primeiro fictício mas tão credível como o segundo. Para a mesma violência, o comportamento dos vários actores e a própria descrição dos acontecimentos são notoriamente diferentes. Mas não chocam, pois não?
Imagine agora que no segundo caso, trocávamos os nomes às personagens principais. Faça você mesmo esta experiência mental:
Leia de novo o segundo artigo e onde está Woods ponha Elin…e vice-versa. Por exemplo, imagine o amigo Jesper a aconselhar Woods a, da próxima vez, bater em Elin com um driver em vez de usar um ferro três.
Dá para reflectir sobre Igualdade de Género, não dá?

Etiquetas:

  • BLOGS DE QUE...
  • Powered by Blogger



    -->